Vida e obra de Bocage



 "Bocage foi um poeta português do período neoclássico (setecentismo ou o arcadismo) e um dos precursores do Romantismo em Portugal."

Época Literária                     características do romantismo


"Foi considerado um dos mais importantes poetas e sonetistas portugueses do século XVIII. Junto aos poetas Camões e Antero de Quental, Bocage forma o trio dos maiores sonetistas líricos da literatura portuguesa."

Vida e obra de Bocage



""Rimas" de Manuel Maria de Barbosa du Bocage é a obra que espelha o génio e a vida do autor. Publicada em três volumes, é um prenúncio da poesia pré romântica com uma escrita transgressora, emotiva, em busca da liberdade, como viveu o próprio Bocage."

Estilo e linguagem




















O poema "Já Bocage não sou" é um dos meus favoritos uma vez que ao lê-lo consigo identificar os sentimentos que o poeta sentiu (arrependimento e uma vontade/apelo de voltar a ser jovem) e entender porque é que se sentiu assim (devido à vida de críticas que levou).
Neste poema, Bocage demonstra que nem sempre vivemos de maneira certa e nos orgulhamos disso mas que nunca é demasiado tarde para repensar os nossos atos e mudarmos para melhor, algo que para mim é admirável.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poema sobre Saúde Mental